Translate

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Antoine de Saint-Exupéry

Saint-Exupéry
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 - Mar Mediterrâneo, 31 de julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

Biografia

Apaixonado desde a infância pela mecânica, começou por estudar no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Croix, em Mans, de 1909 a 1914. Neste ano da Primeira Guerra Mundial, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça, onde permanece até 1917. Quatro anos mais tarde, em abril de 1921, Antoine inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval.

A 17 de junho, obtém em Rabat, para onde fora mandado, o brevê de piloto civil. No ano seguinte, 1922, já é piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, recomendado por amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação (depois conhecida como Aéropostale), onde começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, na mesma equipa dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e outros. Foi por essa época, quando chefiou o posto de Cabo Juby,1 no sul de Marrocos e então uma colónia espanhola, que os mouros lhe deram o cognome de senhor das areias. Permaneceu 18 meses no Cabo Juby,[carece de fontes] durante os quais escreveu o romance Courrier sud ("Correio do Sul")1 e negociou com as tribos mouras insubmissas a libertação de pilotos que tinham sido detidos após acidentes ou aterragens forçadas.

Após seus quase 25 meses na América do Norte, Saint-Exupéry retornou à Europa para voar com as Forças Francesas Livres e lutar com os Aliados em um esquadrão do Mediterrâneo. Então com 43 anos, ele era mais velho que a maioria dos homens designados para funções, e sofria de dores, devido às suas muitas fraturas. Ele foi designado com um número de outros pilotos para pilotar aviões P-38 Lightning.

A última tarefa de Saint-Exupéry foi recolher informação sobre os movimentos de tropas alemãs em torno do Vale do Ródano antes da invasão aliada do sul da França ("Operação Dragão"). Na noite de 31 de julho de 1944, ele decolou de uma base aérea na Córsega e não retornou. Uma mulher relatou ter visto um acidente de avião em torno de meio-dia de 1 de agosto perto da Baía de Carqueiranne, Toulon. Um corpo não identificável ​​usando cores francesas foi encontrado vários dias depois a leste do arquipélago Frioul sul de Marselha e enterrado em Carqueiranne em setembro.

O alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry.2 Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo nunca foi encontrado.

24 comentários:

  1. Oi lindona, é bom ver que tem pessoas que gostem tanto assim de ler, hj em dia isso é raro, parabens pelo seu blog bjao

    cibelefloriano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga!!! Sou a autora do blog de divulgação Agenda dos Blogs e estou aqui para falar que a divulgação do seu blog ja está na Agenda E O SEU NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO É O 717. Com esse número você poderá solicitar a nossa carteirinha, para isso clique na página CARTEIRINHAS, logo abaixo da minha foto de perfil.Peço que retribua as seguidas dos amigos que visitarem você e na lista de Cadastrados, você segue quem você quiser.Não perca dia 26/01, a entrevista exclusiva de Ana Jacobs ( cbblogers ) na Agenda dos blogs.Se quiser, pode participar também do nosso grupo do FACEBOOK o Amigas(os) da Agenda.É um prazer ter você conosco!!! Bjsss!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Seja muito bem vinda ao meu Blog, querida!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. ola tudo bem, sou da agenda dos blogs e estou aqui para te conhecer e resolvi te segui...
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    sera bom ter vc no meu cantinho
    grata
    christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida, pela visita. Pode apostar que te visitarei. Adoro artesanato, culinária e essas coisas boas que tornam nossas vidas mais saborosas.

      Um beijo

      Excluir
  5. Olá! Uau! Seu blog é show!! Sou apaixonada por livros!!! Estarei sempre por aqui. Obrigada pela visitinha e carinho no meu cantinho.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    tudo bem?
    Vim conhecer teu cantinho e adorei sou da Agenda dos Blogs já estou seguindo e curtindo!!!
    Passa lá no meu qndo quiser será muito bem vinda
    Beijinhos
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda a meu espaço de sonho e encantamento. Pode deixar que vou te visitar sim!
      Obrigada.

      Beijos

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Conheci seu blog atráves da Agenda dos Blogs e já estou te seguindo, venha conhece o meu:

    http://www.reginaldosillva.com/

    https://www.facebook.com/groups/caixademusica/

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo! Obrigada pela visita. Vou te visitar! Aguarde no local! Rs

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Rita te conheci no Agenda dos Blogs vim aqui adorei seu cantinho já estou te seguindo, convido você pra conhecer o meu blog se gostar fique por lá também, beijos.


    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Logo estarei visitando seu Blog. Estou coinhecendo tantas pessoas interessantes e você, lógico, tenho certeza, é uma delas.

      Um beijo

      Excluir
  9. Oie tudo bem
    Amei seu cantinho de leitura
    Vim através da agenda dos blogs e já seguindo
    Muito lindo aqui...
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda ao meu Blog. Já visitei o seu cantinho e achei lindo.

      Um beijo

      Excluir
  10. Parabens pelo blog,pelo incentivo a leitura,pelas dicas valiosas pra quem gosta de uma boa leitura.
    Vim através da Agenda
    http://ivamoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iva, obrigada pela visita, isso me incentiva cada vez mais. Já estou te seguindo.
      Um beijão

      Excluir
  11. Nossa, legal demais!! Eu tenho um livro bem legal dele de correspondências!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Leonardo. A grande maioria pensa que ele só publicou O Pequeno Príncipe, mas tem outros. Bem lembrado!

      Um abraço

      Excluir
  12. Olá que espaço lindo... chegando através da Agenda dos Blogs !

    ResponderExcluir
  13. retribuindo seguindo de volta,obrigada viu

    ResponderExcluir
  14. Sua ideia é ótima e original, sempre pensei, que brasileiros não gostam de ler, opinião formada por ouvir nas mídias que não gostavam.

    Após entrar no mundo dos blogs vejo que é um erro acreditar nisso, pois existem milhares de pessoas que amam a leitura assim como eu e você. Hoje minha opinião é outra, brasileiro gosta sim e muito de ler.
    Gostei do seu espaço!

    Passei aqui pra conhecer teu cantinho, através do Agenda dos blogs, te convido a uma visita no meu.

    Abraços e carinhos,
    My
    www.massovita.com

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Powered By Blogger