Translate

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince)
 
Antoine de Saint-Exupéry
Editora Agir  

Agora em Pocket Ouro, pela Editora Nova Fronteira


  Quando eu era criança, minha professora passou tm trabalho que consistia em lermos o Pequeno Príncipe e dizer o que havia no sétimo planeta que ele visitou. Minha mãe não pôde comprar o livro, era muito caro para ela. Minha mãe sempre incentivou a leitura, comprava livros para mim mesmo antes de eu saber ler. Ela lia para mim e me ensinava sobre a vida. Mas nessa época o dinheiro andava curto. Essa foi a única vez que tirei nota vermelha. No entanto, jamais fiquei triste ou brava com ela porque eu sabia de suas dificuldades para me dar o melhor. E graças a ela, anos mais tarde, eu li O Pequeno Príncipe no original e soube que o sétimo planeta é a Terra.

  Eu não gosto de ler O Pequeno Príncipe. Não porque seja um livro ruim. Não, nada disso! É um livro maravilhoso! Não gosto de ler porque me emociona, me faz repensar minha vida, me faz refletir em quem sou e o que faço pela humanidade. Não gosto de ler, mas mesmo assim o faço porque minha alma precisa dessas palavras limpas, dessa enternecedora inocência que o autor consegue nos passar. Ele nos atinge bem naquele cantinho onde a sensibilidade, acuada pela frieza dos dias atuais, se esconde.
O Pequeno Príncipe, ao meu ver, não é um livro para crianças; é um livro para adultos e esses adultos devem ler junto com  as crianças para que possam explicar o seu significado: precisamos reensinar as crianças de nossos tempos valores como a amizade, o autruísmo, a bondade e, principalmente, o amor. 
 Como muitos, me emociono com a fala da raposa. Claro! O essencial é invisível aos olhos, né? Ela mostra o que uma verdadeira amizade e amor são capazes de fazer: tornar uma pessoa em única no mundo!
 O principezinho fala de vaidade, de tolices, de vício, de indiferença. 
 É uma narrativa comovente e elucidatória. 
 Não, eu não gosto de ler O Pequeno Príncipe, mas sinto que me torno uma pessoa melhor quando o faço, afinal, valçe a pena recuperar um pouco da inocência, mesmo que seja por alguns minutos.

14 comentários:

  1. Nossa que incrível ! voltei a minha infância .... como eu adorava assistir O Pequeno Príncipe !
    O livro eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas já me disseram que é lindo e emocionante !
    Quero lhe dar meus parabéns pelo blog, adorei !
    Faço parte da Agenda dos blogs, sou sua seguidora, deixo aqui o convite pra vc conhecer o meu cantinho, vc será bem vinda ! Bjs
    http://patriciastivalle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Patrícia, este livro marcou minha vida e até hoje ele me emociona até o mais fundo da alma. Eu também assistia o desenho.
      Obrigada pela visita. Aguarde-me no seu blog.

      beijos

      Excluir
  2. Aprendi a gostar desse livro em 2013, numa viagem que fiz para o Rio Grande do Sul e uma senhora me deu um exemplar sem capa e numa hora qualquer comecei a ler e não parei mais... aprendi que temos preconceito e muitas vezes andamos em manada, ou seja, homens não devem ler livro de miss... ledo engano, o pequeno príncipe é um tapa na cara de muita gente. Adorei suas resenhas, estou te seguindo. Também tenho um blog o emcenaec.blogspot.com.br Bjs e até breve!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E amei seu comentário! realmente há muito preconceito por aí e as pessoas pensam que ler certas coisas só é para homens ou mulheres, separadamente. Isso não existe! A leitura é para todos. Se todos lessem de tudo, quem sabe não entenderiam mais o Universo um do outro?

      Beijão

      Excluir
    2. Adorei sua visita... Bjs, vamos manter contato!

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu blog, faço parte da agenda dos blogs , meu nome é Graças Fernandes do blog artegracy.blogspot.com e face mgracas2.
    Boa sorte, feliz Ano Novo.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu blog é como você, amiga: uma gracinha!
      Grata pela visitinha. Já estou te seguindo!

      Beijão

      Excluir
  4. vim através do agenda dos blogs fazer uma visita e ameei o posts minha filha ama ler enfim te desejo sucesso no blog,convido a fazer uma visitinha se seguir me avise que retribuo
    http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, muito legal o seu Blog! Vou aprender muito com vc!
      ]Obrigada pela visita

      Um beijo.

      Excluir
  5. Rita, ao ler seu texto, percebi muitas coisas: primeiro, você demonstra ser uma pessoa sensível, delicada, observadora e profunda. Segundo, o seu modo de escrever lembrou muito o meu. Me senti como alguém muito especial, que me conhecesse muito, escrevesse algo para mim. Terceiro, já havia lido o Pequeno Príncipe, e, por mais que compreendesse suas mensagens simbólicas, nunca achei um livro forte e impactante. Para mim, era uma boa história, apenas isso. Seu texto me fez repensar minha primeira avaliação, e agora, a vontade de analisá-lo novamente é imensa. Parabéns minha cara, o sentimento que você transmite em seu texto é diáfano, luminoso e soberbo. Sou da Agenda dos Blogs, e foi um prazer ler seu blog. Um abraço!
    http://sacudidordepalavra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha se identificado comigo, Iago! É muito bom saber também que estou podendo mostrar novos horizontes a pessoas tão jovens como você!
      Obrigada pela visita! Venha sempre, se puder e quiser!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Oi , vim conhecer seu blog através do Agenda dos blogs e amei seu post. Lembrei de quando eu li o Pequeno Príncipe , amei esse livro voltarei outras vezes por aqui , venha conhecer o meu cantinho também , bjs.
    http://toninhaartecomfios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, querida. Já visitei o seu blog e achei demais!

      venha sempre e seja muito bem vinda!

      Beijão

      Excluir
  7. SOU DA AGENDA DOS BLOGS E PASSEI PARA UMA VISITINHA!!!... ADOREI SEU BLOG, ESTOU TE SEGUINDO!!!... VOU ADORAR TE RECEBER NO MEU CANTINHO TAMBÉM!!!...
    http://tocadasarts.blogspot.com
    TE ESPERO LÁ!!!...
    BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Powered By Blogger