Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Giovana Taveira. Quem é a autora de Entre Will & Vodka?

Entrevista

O projeto Abrace um Autor Nacional traz hoje uma entrevista com Giovana Taveira, autora d Entre Will & Vodka (aguardem a resenha). Acompanhem:





Vamos às perguntas:

1- Qual é a sua inspiração na hora de escrever? Já se inspirou em outros autores para escrever?

Eu sou observadora, então quase tudo me inspira, mesmo as coisas ruins. Minha inspiração vem ao questionar o tipo de coisa que gostaria de ler. Fico me perguntando se o que estou escrevendo me agradaria se eu fosse o leitor. Sim, eu frequentemente me inspiro em autores e na forma como eles conduzem a escrita, passando uma mensagem complexa por um texto simples.

2- Cite três escritores nacionais e três internacionais que você admira. Que livro e autor você acha que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida?

Nacionais há vários, mas vou citar minhas amigas de escrita Natalia Saj, Cássia Carducci e Emanuelle de Almeida.
De internacionais, eu gosto bastante de Bukowski, Rupi Kaur e Emily Brönte.
Acho que todos deveriam ler Clube da Luta, de Chuck Palahniuk.

3- O que você acha de seus leitores?

Acho que são as pessoas mais incríveis e gentis do mundo, e não penso isso só por lerem o que escrevo, mas porque eles deram chance a uma pessoa desconhecida, eles gastam seu tempo com algo que eu escrevi, e me mandam mensagens dizendo o que acharam. Eles me deram oportunidades. Se isso não for ser incrível e gentil, então não sei o que é.

4- Qual foi o livro que te fez entrar no mundo da leitura?

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte. Foi quando percebi que podia ler o que eu quisesse, sem ter a obrigação de fazer resumos ou provas escolares. Só por prazer. 

5 - Você tem inspiração ou ajuda de outros autores para escrever?

Com certeza, tenho vários amigos nesse meio, e eles me ajudam o tempo todo. Leem cenas para ver se ficou real, se está passando a mensagem, estruturação de roteiro... Nos ajudamos em várias coisas. E, sim, além da inspiração de grandes escritores, me inspiro na vida dos meus amigos, no caminho que eles fizeram para chegar onde estão e na própria superação do dia a dia. Cada um me inspira de um jeito diferente e me dá forças.

6 - Você já se inspirou em alguma música ou banda para escrever?

Sim, faço isso o tempo todo. Tenho uma playlist para cada história.

7 - Você teve alguma dificuldade para publicar seu livro?

Tive, e ainda tenho depois que foi publicado. Acho que as dificuldades nunca acabam, porque quando não são as da escrita, próprias da criação, são as relacionadas ao processo de publicar e a divulgação. É uma luta todo dia.

8 - Como você lida com comentários negativos sobre seus livros?

Por enquanto ainda não tive nenhum, só comentários bacanas e incentivadores. Mas acho que mesmo as críticas ruins, quando fundamentadas, nos ensinam alguma coisa.

9 - Se eu fosse para uma ilha deserta eu levaria...

Meu computador e vários livros.

10 - Qual o seu livro preferido na atualidade?

No momento estou apaixonada por Outros Jeitos de Usar a Boca, da Rupi Kaur, e O Que o Sol Faz Com as Flores, da mesma autora. É de uma delicadeza e profundidade, que me deixaram com ressaca.

11- Qual seu maior sonho como escritora?

Conseguir viver disso, mas se não conseguir, que meus livros toquem a maior quantidade de pessoas possível.

12 - Como é a sensação de saber que as pessoas leem seu livro? E postam foto nas redes sociais e comentam sobre ele com os amigos e familiares?

É muito bom saber que tem gente lendo, comentando e falando sobre ele. É uma sensação boa ao saber que as pessoas gostaram o bastante para recomendar aos amigos e postar nas redes sociais. Acho que isso significa que tiveram uma boa leitura, então me sinto muito feliz com cada postagem ou arte que eles me mandam. Uma vontade enorme de abraçar cada um e agradecer.

13 - O que te inspirou, qual foi a sua experiência ao escrever o seu livro.? Como surgiram os personagens? Você se inspirou em alguma pessoa que você conhece?

Em Entre Will & Vodka fui inspirada por coisas que observei no cotidiano e no próprio mundo literário. Escrever algo delicado, buscando tocar em tudo o que as pessoas têm em comum e mostrar que um relacionamento é construído por reciprocidade foi algo muito peculiar. Ao mesmo tempo que tive medo de romantizar alguma coisa errada e não atingir o objetivo, isso me dava forças para me manter firme na linha de narração. As personagens geralmente surgem sozinhas na minha cabeça, elas mesmas se constroem, não busco inspiração em pessoas próximas, mas sempre acabo incluindo algo que observo, é inevitável.

14 – Se o seu livro virasse um filme, qual seria a música que o representaria?

Acho que I Hate U, I Love U, do Gnash feat. Olivia O’Brien se encaixaria bem.



Muito obrigada novamente Giovana, você deseja falar mais alguma coisa para os leitores e seguidores de Para Gostar de Ler e Para Gostar de Ler?

Eu que agradeço pela oportunidade. Gostaria de agradecer também a cada leitor e o carinho que recebo de todos. Obrigada mesmo, de coração. Vocês fazem tudo valer a pena.


Um comentário:

  1. Gio sua linda !Boa entrevista!a autora do Mês do nosso blog amo desenhos disney

    ResponderExcluir

Powered By Blogger