Translate

terça-feira, 17 de abril de 2018

Resenha dupla: duologia irmãs Lyndon


Resenha

Mais Lindo do que a Lua e Brighter than the Sun                             
Aurora: Julia Quinn           
Editora Arqueiro    
Compre aqui: Saraiva                                                                                                                                              
              Mais Lindo do que a Lua e Brighter Than the Sun, este último a ser ainda publicado pela Editora Arqueiro com o nome de Mais Forte do que o Sol (eu li em inglês, mas já está em pré venda na Saraiva), são a duologia chamada de Irmãs Lyndon, que contam as histórias das irmãs Victoria e Elleanor, seus amores, paixões, decepções.                                                             

             Não pretendo aqui me estender muito em considerações sobre o fato de os livros terem muita coisa desnecessária e que me deram a impressão de que ambas as histórias estariam resolvidas já na metade de cada volume, uma vez que foram escritos antes da série Os Bridgertons e é preciso dar um “desconto” à autora.                         
               No primeiro volume, Victoria Lyndon, filha mais velha de um pastor, aos 17 anos, se apaixona perdidamente por Robert Kemble, Conde de Macclesfield. Seu romance, uma paixão avassaladora, não é visto com bons olhos pelos pais dos dois, o que faz com que o casal pense em fugir. No entanto, seu plano é desfeito e eles se afastam: Robert pensando que Victoria é uma oportunista; Victoria pensando que Robert só desejava lhe possuir. Anos se passaram até que os dois se reencontram e os conflitos e mágoas vêm à tona, porém o mal entendido entre os dois é esclarecido.                                                                                       
              O porém disso tudo é que esse fato ocorre bem no meio do livro, o que me deixou meio decepcionada. Em minha opinião, talvez nada agradável para muitos, a história acabaria ali. No entanto, o conflito continua. Victoria, a meu ver, é uma criatura muito teimosa e “cabeça dura”. Robert é bem mais flexível e, confesso, fiquei admirada com a paciência dele diante de uma mulher que, mediante tantas provas de seu amor, ainda persistia em duvidar. Até agora continuo me questionando se Victoria realmente o amava.
              O livro não é ruim. É uma obra de fácil leitura, mas não deve ser comparada com os livros posteriores da autora, que visivelmente se superou.
              
           O segundo livro conta a história de Eleanor, ou Ellie, a irmã mais nova de Victoria, que tem sua vida totalmente virada de cabeça para baixo quando Charles Wycombe, o Conde de Billington, cai literalmente a seus pés (ele caiu de uma árvore e achei cômico).                                    
             À essa época, o pai de Ellie, viúvo, está “noivo” e a “quase madrasta da moça quer lhe arrumar um marido; Charles, olhem que coincidência,  precisa se casar antes de completar 30 anos ou perderá sua fortuna.    Então, o que aconteceu? Adivinhem! Charles propôs casamento a Ellie! Sim! E ela, como era de se esperar, depois de muita controvérsia, aceitou! 
           A “ruiva” (ela é ruiva) tem, digamos, uma língua menos afiada do que a irmã (pelo menos achei isso), porém o cínico Charles tem o poder de tirá-la fora do sério, o que achei muito legal nesse volume. E entre tapas e beijos a trama continua, com as “primas” do Conde tentando interferir na vida dos dois. Menos a pequena Judith,de 6 anos.                                                                                                     
Capa brasileira
                 
  
               Não contarei mais nada, uma vez que o livro está para ser lançado. O que tenho a dizer é que gostei muito mais de Brighter Than the Sun do que de Mais Lindo do que a Lua. Achei o livro mais interessante e engraçado. Simpatizei muito mais com Ellie e Charles e sua relação temperamental, engraçada e amorosa. Recomendo que leiam, mas não tenham altas expectativas, não comparem com os livros posteriores de Julia Quinn, afinal, toda grande autora (ou autor) teve seu começo e foi se aperfeiçoando durante os anos e obras. Apenas leiam e curtam esses Romances de Época, clichês sim, mas com muito charme e, ouso dizer, leveza.                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger