Translate

quarta-feira, 18 de março de 2015

Para Sempre Alice (Still Alice)
Lisa Genova
Editora Nova Fronteira

 Alice Howland sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesquisadora bem sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Ela passou a vida acreditando que poderia estar no controle, mas tudo pode mudar.

 Perto dos 50 anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável.
 Poucas certezas a aguardam cada dia, abrir mais do controle, aprender a se deixar cuidar e conviver com uma única certeza: a de que não será mais a mesma.
 Enquanto tenta aprender a vida com as dificuldades, Alice começa a enxergar a si própria, o marido, os filhos e o mundo de forma diferente. Um sorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguém transmite podem lhe devolver uma lembrança mesmo que por instantes, ainda que ela não saiba quem é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger